Âncora: Katia Biaia, Chefe da Assessoria de Comunicação do CRA-RJ.

Entrevistada: Adm. Sonia Marra, Conselheira do CRA-RJ, Coordenadora da Comissão Especial da Mulher Administradora do CRA-RJ e Consultora de Seguro e Previdência.

Assuntos: “Previdência privada e juros baixos”
Em função do IR reduzido que incide sobre todos os planos, a previdência privada aberta deverá se manter como uma das mais interessantes alternativas de investimento financeiro

– Por que fazer um plano de previdência privada?
– O impacto que a longevidade está provocando é tão importante que tem chamado atenção de espe tas do mundo inteiro.
– As pessoas estão vivendo mais, muitas vezes além dos 100 anos. E precisam garantir o seu padrão de vida.
– Por isso, todos nós precisamos nos preparar financeiramente para chegar lá de bem com a vida.
– O Brasil está entre os países com maior nível de envelhecimento do mundo. Se continuarmos neste ritmo, em 2040 nossa população com mais de 50 anos será maior que a de idade compreendida entre zero e 30 anos, segundo estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
– O último censo realizado pelo IBGE também aponta nesta direção: a expectativa de vida média da população brasileira, que era de 67 anos em 2000, saltou para 73,5 anos em 2010. Atualmente, 11% dos brasileiros têm mais de 60 anos, dos quais 23.760 já passaram dos 100!
– Esse aumento da longevidade é algo extremamente positivo e mostra que estamos usufruindo dos avanços da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento econômico.